Fonte: Diário do Litoral

A deputada estadual Maria Izabel Azevedo Noronha, a professora Bebel (PT), apresentou e protocolou um requerimento, no últimodia15,no Ministério Público e na Secretaria de Saúde de Peruíbe para cobrar informações sobre as providências na realização de testes da Covid-19, nas comunidades indígenas de Peruíbe.

A preocupação, segundo ela, é que na Terra Indígena Piaçaguera, localizada na divisa entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe, foram confirmados, no mês de maio, três indígenas com resultado positivo para o vírus. Dois indígenas pertencem à aldeia principal Pìaçaguera e o terceiro é o pajé da aldeia Porungawá Djú, mas já estão todos curados.

O cacique Arildo dos Santos, da aldeia Porungawa Dju, explica que a Sesai e a Vigilância Sanitária de Peruíbe disseram que só realizariam os testes caso alguém estivesse com algum sintoma da Covid-19. “Além do pajé que já se recuperou, até o momento, ninguém na aldeia apresentou sintomas da doença”, frisou. A Coordenação Regional Litoral Sudeste, da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Itanhaém, explica que a realização dos testes rápidos nas comunidades indígenas são de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena(Sesai), em Peruíbe.

O município possui 12 aldeias e 106 famílias indígenas. A prefeitura de Peruíbe informa que não conseguiu resposta junto à Sesai para saber quantos testes já foram realizados nas aldeias do município, até a última quinta-feira (18). Acrescenta também que a Secretaria Municipal de Saúde fornece parte dos testes para a Sesai sempre que necessário. Até quinta-feira (18), Peruíbe contava com 105 casos confirmados da Covid-19, 30 suspeitos e 11 óbitos.