Foto Carlos Penteado

A Comissão Pró-Índio de São Paulo realizou na última quinta-feira (08/05) uma oficina para a aprovação do layout da cartilha de plantas medicinais Ywyrá Rogwé – Ywyrá Rapó (Folha e raízes: resgatando a medicina tradicional Tupi-Guarani) na aldeia Piaçaguera, em Peruíbe, litoral de São Paulo. Esta é a etapa final da elaboração da cartilha e com a aprovação da proposta pelos indígenas, foram solicitadas apenas algumas correções pontuais, o material segue agora para sua publicação.

O pedido para esse material ser publicado veio dos professores da aldeia, e é o resultado de atividades com os estudantes e os mais velhos da aldeia durante dois anos. “A publicação da cartilha era um desejo nosso, desde o início do projeto. Fizemos o pedido para a Pró-Índio e ficamos muito contentes com a possibilidade de ter o trabalho publicado”, disse Luan Apyka, professor.

Foto Carlos Penteado

Para a produção do conteúdo, os professores trabalharam o tema durante as aulas. promoveram caminhadas pelo território com seus alunos e os txeramoi e as txedjaryi (mais velhos e mais velhas) da aldeia, que apresentaram para as crianças folhas e raízes que curam e são de fácil acesso, encontradas próximas as casas e áreas comuns, como a escola. A iniciativa visa resgatar e valorizar esse conhecimento tradicional.

A Comissão Pró-Índio de São Paulo teve como papel auxiliar na edição do material, promover o registro fotográfico das plantas e viabilizar o projeto gráfico construído pela equipe de design juntamente com os índios.

Para a realização deste trabalho, a Pró-Índio conta com apoio financeiro da DKA-Áustria, Christian Aid e Size of Wales.