Fonte: Prefeitura de Praia Grande

As crianças indígenas de Praia Grande, de 5 a 11 anos de idade, receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira (21).

Uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e representantes da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde visitaram a Aldeia Tekoá Mirim, a única aldeia da Cidade, onde foram vacinadas 11 crianças.

O cacique Edmilson Souza explicou a importância da vacina para seu povo. “Estamos afastados da Cidade, é mais difícil de chegar a um hospital, a uma unidade de saúde. A vacina nos deixa mais confiantes e é um reconhecimento dos nossos direitos, é preservação da população indígena, somos da terra, somos os primeiros brasileiros”, disse.

Aldeia – Da etnia Guarani-M’bya, os índios que vivem na Aldeia Tekoá Mirim são divididos em 12 famílias, aproximadamente 60 pessoas, e formam a comunidade indígena mais jovem da região.

A comunidade fica no interior de uma Unidade de Conservação Ambiental, no Parque Estadual Serra do Mar e existe há quase 10 anos.