Professores superam a dificuldade de escrever em Guarani, língua que tem a grafia recente, e produziram a Cartilha Mudanças Climáticas e o Povo Guarani. Este é o primeiro material feito pelos professores indígenas da Aldeia Tenonde Porã. A cartilha, realizada pela Comissão Pró-Índio de São Paulo com apoio de DKA-Áustria, Programa DTAT/ICCO e CAFOD, foi lançada na aldeia Tenondé Porã, em Parelheiros, São Paulo, no dia 15 dezembro.

Crédito: Carlos Penteado

Em 2012, os professores que participaram da elaboração da cartilha irão ministrar oficinas em outras aldeias Guarani no Estado de São Paulo para replicar o conhecimento, de acordo com Lúcia Andrade, coordenadora executiva da CPI-SP. “O trabalho não acabou, além de usar nas escolas desta aldeia, o nosso plano é visitar outras aldeias Guarani no Estado para que eles comecem a discutir este assunto, que é muito importante.”, disse Lúcia.  O desafio foi lançado aos professores, que devem construir a metodologia com apoio da organização, durante o lançamento do material.


Os professores do Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci da rede municipal) e da escola estadual da aldeia consultaram Pedro Vicente , 68 anos, um dos conselheiros locais, para elaborarem a cartilha. Por meio de conversas, Pedro transmitiu aos professores s a visão dos Guarani sobre as mudanças climáticas.  “O homem está destruindo a terra, a pedra, a água, tudo.  Antigamente não tinha isso não, no Brasil inteiro estão fazendo asfalto”, reclama Pedro. O ancião conta que “em tudo que se modifica, as pequenas coisa na cidade, tem consequência em todo lugar”. “Por isso tem terremoto, tem enchente”, acrescenta Pedro.

O conselheiro participou do lançamento da cartilha, ao lado de todos os professores da aldeia, onde vivem 110 famílias, cerca de mil pessoas. “Sempre ouvíamos falar e não entediamos o que era essa tal de Mudanças Climáticas e com esse trabalho temos um entendimento melhor, podemos falar a visão dos Guarani sobre isso”, conta Adriano Veríssimo Lima, coordenador educacional do Centro de Educação e Cultural Indígena (Ceci).  

De acordo com Helena Dibiasi, da Funai regional Sudeste, o resultado do trabalho é um ganho para a comunidade Guarani. “Eu acompanho esta aldeia há muitos anos, é com muita alegria que vejo as escolas, os professores e a produção de material por parte deles. É um momento histórico para a comunidade”, disse Helena durante o lançamento.

Crédito: Carlos Penteado

Os professores tinham dificuldade de encontrar material para trabalhar em sala de aula sobre o tema. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, não teria dado certo se os professores não tivessem se dedicado tanto”, conta Carolina Bellinger, que prestou assessoria educacional aos professores na aldeia.

Para o professor estadual Osmar Veríssimo, que participou da elaboração da Cartilha, é importante que a comunidade reflita sobre as mudanças que estão ocorrendo na natureza. “Hoje existem mudanças é importante pra comunidade entender o porquê disso”, conta. O professor explica que o cotidiano Guarani é baseado na natureza e as mudanças são sentidas no dia-a-dia. “Agora temos o material para explicar para as crianças sobre o tema, com linguagem bem simples”, disse Osmar durante o lançamento.

Mudanças Climáticas e o Povo Guarani
 Kuaxia Para Mokoï  Ayu Rupi Gua Nhande Ára Ovapaa Régua


Autoria / Ojapo Va’Ekue
Adriano Karai Poty
Claudio Vera Mirim
Claudio Vera Popygua
Daniel Vera Rokaju
Isabel Yva Mirim
Jacira Martins Veríssimo
Marcos Mirim
Osmar Tupã Mirim
Ricardo Pires Karai Tataendy
Valdenice Yry Poty

Assessoria Educacional / Huvixa Kuery
Carolina Bellinger
Larissa Menendez

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