O material didático bilíngue de autoria de docentes da Terra Indígena Piaçaguera foi publicado com o apoio da Comissão Pró-Índio de São Paulo
Enfatizar a importância de uma alimentação com qualidade e valorizar o idioma Tupi Guarani. Esses são os principais objetivos do jogo “Tembi’u Porã Nhanhimangaá” (“O Jogo da Alimentação Saudável”), elaborado por professoras e professores da Escola Estadual Indígena Aldeia Piaçaguera, na Terra Indígena Piaçaguera (SP), e impresso com apoio da Comissão Pró-Índio de São Paulo.
O Jogo da Alimentação Saudável pretende mobilizar diferentes gerações do povo Tupi Guarani, que convivem na T.I. Piaçaguera. Enquanto as crianças são o principal público, os adultos professores elaboraram o conceito, e os mais velhos, mais conhecedores dos costumes tradicionais e do idioma nativo, colaboraram para definir a grafia dos nomes dos alimentos em Tupi Guarani.
“Eu acho que esse jogo não vai ser só para as criancinhas, os pequenininhos, mas para todos, porque está falando da língua Tupi Guarani. Então todos acharam essa ideia muito interessante, o pessoal gostou muito e vão todos se beneficiar”, diz Lilian Gomes “Tupi Kunhã Tupã Rendy”, vice-diretora da E.E.I Aldeia Piaçaguera.
O jogo consiste numa coleção de 13 cartas com exemplos de alimentos saudáveis. Milho, batata doce, banana e abóbora são alguns deles. De um lado, está o nome desses alimentos em português. Do outro, em Tupi Guarani.
Para começar, um jogador deve colocar as cartas com o nome em português para cima. Os outros participantes devem então tentar acertar o nome daquele alimento em Tupi Guarani. Quem descobrir, leva a carta. E aquele(a) que acertar o maior número de cartas, ganha o jogo!
A ideia é que a brincadeira aconteça não somente nas escolas, mas que as crianças levem o jogo para casa, para os encontros comunitários e brinquem com seus parentes.
Assim, o material lúdico visa incentivar a memorização dos nomes de alimentos importantes para os Tupi Guarani. Trata-se de uma entre as várias iniciativas conduzidas pelas lideranças e docentes da T.I. Piaçaguera para valorizar sua cultura: “A gente tem trabalhado nas escolas o fortalecimento da nossa cultura, visto que a maioria das crianças falam somente o português. A gente sabe que elas se interessam por jogos, e, após muitas discussões, achamos legal a ideia de fazer algo parecido com um jogo da memória. As crianças vão querer ganhar todas as cartas, e para isso eles vão decorar os nomes dos alimentos no nosso idioma”, explica a professora Lilian Gomes.
Alimentação saudável e soberania alimentar
O novo material vem para reforçar, de forma lúdica, a importância da alimentação de qualidade para as crianças e jovens das aldeias, além de fortalecer a luta dos indígenas por sua soberania alimentar. Um tema que vem sendo um dos eixos centrais da parceria entre os Tupi Guarani e a Comissão Pró-Índio de São Paulo.
“A escola indígena tem um papel fundamental, tanto na articulação do conhecimento tradicional, através do aprendizado da língua, quanto para o exercício de direitos, como o acesso à uma alimentação saudável e culturalmente adequada. Manter a língua viva entre crianças e adolescentes têm sido um desafio constante nas aldeias. Nos juntamos a esse esforço dos professores e lideranças com desejo de fortalecer o aprendizado do Tupi Guarani e a reflexão sobre alimentação entre as novas gerações”, afirma Patrícia Vaz, assessora de programas da CPI-SP.