Encontro reuniu 32 mulheres conectadas a partir de dez comunidades em Óbidos e Oriximiná (PA)

Foto: ribeirinhas acompanham a reunião da Comunidade Saracá, em Oriximiná.

No último sábado (08/10), o coletivo de mulheres quilombolas e ribeirinhas dos Municípios de Óbidos e Oriximiná, no norte do Pará, se reuniu para refletir sobre os resultados do primeiro turno das eleições juntamente com a equipe da Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP). Ao todo, participaram 32 mulheres de dez comunidades diferentes no encontro, que teve formato híbrido reunindo grupo de diferentes pontos de acesso à internet por satélite.

À CPI-SP coube a tarefa de apresentar um retrato da votação, iniciando pelos resultados da disputa pela Presidência. Além do cenário nacional, os resultados no Pará também foram analisados. No Estado do Pará, Luiz Inácio Lula da Silva saiu vitorioso com 52,22% dos votos – contra 40,27% do atual Presidente. Em Oriximiná, Lula conseguiu 55,17%, enquanto Bolsonaro ficou com 37,72% do eleitorado. Já em Óbidos o ex-Presidente foi um ainda melhor, conquistando 67,42% e Bolsonaro 26,61%.

As participantes comentaram como foi acompanhar a apuração “Foi quase um final de Copa do Mundo. A gente estava acompanhando as pesquisas, mas o Lula começou atrás na apuração. Eu fiquei bem apreensiva e espero que a gente consiga ganhar esse segundo turno. A gente precisa dessa melhoria e dessa mudança” relatou Luciane Printes, do Quilombo Boa Vista (Oriximiná).

Foram apresentados e discutidos também os resultados da eleição para o Congresso Nacional e Assembleia Legislativa do Pará. Avaliou-se como o Pará será representado nas duas instâncias bem como os resultados obtidos pelas candidaturas quilombolas, indígenas e de representantes da agricultura familiar.

“Queria agradecer pelas informações, eu estou anotando tudo aqui, temos uma reunião para informar outras mulheres. Para elas saberem o que está acontecendo. Vou levar para elas, para trocarmos ideias!”, avaliou Regina Célia, liderança do quilombo Jauari.

Segunda reunião da semana

Os resultados do primeiro turno também foram pauta da reunião semanal da Articulação Quilombola-Ribeirinha de Oriximiná e Óbidos, na última terça-feira (04/10). As lideranças refletiram sobre os resultados e possíveis estratégias para o segundo turno, como um roteiro de reuniões e visitas às comunidades pelo voto consciente.

“Como a gente trabalha sem dinheiro, vamos ter que pôr o pé no chão das comunidades e fazer muita orientação. A luta política está por aí!”, comentou Aluízio Silvério, liderança do Quilombo Tapagem, de Oriximiná.

Campanha pelo voto consciente

Os encontros da última semana são desdobramentos do “Ciclo de Formação – Eleições 2022“, campanha da Comissão Pró-Índio junto a comunidades quilombolas e ribeirinhas em Óbidos e Oriximiná, no Pará. Esta iniciativa incluiu, até o momento, 23 reuniões para discutir diversos aspectos das eleições e da importância do voto – seis encontros exclusivos para mulheres e os demais em grupos mistos. Ao todo, foram 350 participações (incluindo pessoas que participaram mais de uma vez), sendo 227 femininas e 123 masculinas.

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.