Fonte: G1

As prefeituras de Praia Grande, São Vicente e Cubatão, na Baixada Santista, anunciaram que a vacinação contra a Covid-19 terá início nesta quarta-feira (20). As três cidades anteciparam o início da primeira etapa da campanha de imunização.

Praia Grande anunciou que inicia a campanha de vacinação nesta quarta. As primeiras 4.080 doses já estão sendo encaminhadas ao município. Profissionais da saúde e indígenas fazem parte do primeiro grupo a ser vacinado. A cidade vai seguir o calendário do Ministério da Saúde e Governo do Estado, abrindo os grupos de acordo com a chegada das doses.

Entre quarta e quinta-feira (21) a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) realizará capacitação com os profissionais que vão trabalhar nos oito polos de vacinação, que serão abertos de acordo com a previsão do cronograma e chegada de novas doses.

De acordo com o secretário de saúde da cidade, Cleber Suckow Nogueira, uma equipe vai realizar a vacinação na população indígena da cidade e os profissionais da saúde serão vacinados em suas próprias unidades de trabalho. Os polos de vacinação são montados para a segunda etapa da campanha, que tem previsão de início no dia 8 de fevereiro, com o primeiro grupo de idosos, que são as pessoas acima de 75 anos. Praia Grande, inicialmente, terá oito polos que atenderão o público-alvo da primeira fase da Campanha.

A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) anunciou que o início da vacinação contra a Covid-19 foi antecipado para esta quarta. A imunização atenderá, neste primeiro dia, cerca de 350 profissionais da saúde que atuam no Hospital Municipal, Maternidade Municipal e Hospital São José.

A primeira aplicação será às 17h, no Hospital Municipal. O primeiro grupo a receber a vacina, os trabalhadores da saúde, somam 8.717 profissionais na cidade. Além da primeira dose da vacina, eles realizam o segundo dia de capacitação das equipes de vacinação nesta quarta-feira (20), via on-line.

Nos próximos dias, será a vez dos colaboradores do Hospital Olavo Horneaux de Moura (Humaitá), das Unidades de Pronto Atendimento do Parque das Bandeiras e do Humaitá, das bases do Samu e dos hospitais privados Frei Galvão e Ana Costa. Segundo a prefeitura, ainda esta semana, serão entregues à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) as doses para atender a população da aldeia de Paranapuã.

Cubatão inicia o plano de imunização contra a Covid-19 também nesta quarta, às 13h, no Pronto-Socorro Central. Eles dão início à vacinação de profissionais de Urgência e Emergência. A auxiliar de apoio à Saúde Maria das Graças Narciso de Almeida, de 70 anos, será a primeira trabalhadora da Saúde a ser vacinada contra a doença na cidade. (…)