QUILOMBOLAS DE ORIXIMINÁ

Oriximiná é um extenso e isolado município da Amazônia paraense. Com 107.603 km2 de dimensão é maior que Portugal. Lá vivem cerca de 10.000 quilombolas e uma população indígena de 3.500 pessoas de diferentes povos ocupando 12 territórios.

O município ainda é coberto por florestas muito preservadas e apresenta baixa densidade populacional (0,4 hab/km²). Tal cenário favoreceu, até hoje, a proteção dos territórios indígenas e quilombolas. No entanto, o avanço da ocupação dessa região da Amazônia torna essas terras cada vez mais vulneráveis a uma série de ameaças, como invasões, a exploração mineral e os planos de construção de hidrelétricas.

Desde 1989, a Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) é parceira dos quilombolas de Oriximiná na luta pela garantia dos seus direitos e nos esforços para a consolidação de suas organizações. A partir de 2012, por meio do apoio da aliança indígena-quilombola em Oriximiná, a CPI-SP atua também para assegurar a efetividade dos direitos dos povos indígenas da região em parceria com o Iepé Instituto de Pesquisa e Formação Indígena.

Conheça aqui quem são, como vivem e as principais lutas dos povos quilombolas e indígenas em Oriximiná.