Fonte: Público (Portugal)

“(…)

Outros parlamentares pediram ao Supremo Tribunal Federal que o passaporte de Salles seja apreendido para evitar uma possível fuga do ex-ministro para os Estados Unidos enquanto prossegue a investigação sobre os seus possíveis crimes.

Entretanto, a imprensa brasileira escreve já sobre potenciais conflitos de interesses do novo ministro. Segundo vários jornais, a família de Joaquim Álvaro Pereira Leite – uma família tradicional de fazendeiros de São Paulo – está envolvida numa disputa de terras indígenas nos municípios de São Paulo e Osasco. Trata-se do território indígena mais pequeno do Brasil, com 532 hectares, onde, de acordo com a Comissão Pró-Índio de São Paulo, moram 534 indígenas dos povos Guarani Mbya e Ñandeva.

O processo de demarcação começou há 40 anos mas está paralisado na justiça – um documento da Funai (Fundação Nacional do Índio), citado pelo jornal Folha de São Paulo, descreve como capatazes da família chegaram a destruir a casa de uma família indígena para a obrigar a deixar o território disputado.”