Série especial do Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Comissão Pró-Índio analisa contexto de Oriximiná, no norte do Pará

Arte: Guilhotina/ Le Monde Diplomatique Brasil

Está no ar o segundo episódio da série especial “Transição energética: solução verde ou negócio?”, uma parceria do Le Monde com a Comissão Pró-Índio de São Paulo, em três especiais

Neste episódio, apresentamos o caso de Oriximiná, município no norte do Pará que é o maior produtor de bauxita no Brasil. O minério é fundamental para a produção de alumínio, sem o qual não há transição energética, pois ele é essencial para a fabricação de diferentes produtos e equipamentos de tecnologias de baixo carbono.

Porém, ali em Oriximiná moram milhares quilombolas e ribeirinhos, que sentem há 45 anos os impactos negativos da atividade da Mineração Rio do Norte (MRN).

“A mineração tem o privilégio de explorar dentro de uma Floresta Nacional, enquanto as comunidades são altamente reprimidas pelos órgãos ambientais – ou foram ao longo da história -, por produzirem suas ações tradicionais dentro da Floresta Nacional”, explica um dos entrevistados, o pesquisador Luis Jardim Wanderly.

E Maurício Angelo do Observatório da Mineração alerta “o impacto da mineração na crise climática é direto. O setor representa de 7% em termos de emissões diretas até 28%, contando as emissões indiretas”.

Ouça o segundo episódio aqui

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.