Esse é o tema do Acampamento Terra Livre, maior assembleia dos povos indígenas brasileiros, que ocorrerá entre 24 e 28 de abril, em Brasília

O Acampamento Terra Livre  já tem tema definido para a edição de 2023: “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação não há democracia!”. O anúncio foi feito pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) na última quinta-feira (6/4).

Segundo a Apib, mais de 200 Terras Indígenas aguardam pela demarcação. Dentre essas, 13 não possuem pendências em seus processos e estão prontas para serem homologadas, o que seria uma demonstração de compromisso do Governo Lula com os povos indígenas.

A regularização dos territórios indígenas é direito garantido pela Constituição Federal. Além disso, a Apib ressalta que a demarcação dos territórios ancestrais é essencial na preservação de todos os biomas do país,  na luta contra o genocídio dos povos originários e na manutenção da democracia brasileira.

A 19ª edição do Acampamento Terra Livre ocorrerá entre os dias 24 e 28 de abril, em Brasília. O evento é organizado pela Apib e construído em conjunto com suas sete organizações de base: Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), Comissão Guarani Yvyrupa, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Conselho do Povo Terena e Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani (Aty Guasu).

O local e a programação da 19ª edição do Acampamento Terra Livre serão divulgados nas próximas semanas.

Com informações da Apib

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.