A vacinação avançou e as mortes no país por Covid-19 vêm diminuindo. Mas a batalha ainda não está vencida. Novo episódio também comenta os números de Oriximiná e Óbidos, que subiram em novembro.

Rádio da Pró-Índio: Quando a pandemia estará controlada?

Vários estados brasileiros têm registrado uma diminuição dos casos e mortes pelo coronavírus, graças ao início da vacinação e às medidas de prevenção. Mas isso não significa que a batalha já esteja vencida: apesar da redução dos números, a pandemia ainda não está controlada.

No novo episódio da Rádio da Pró-Índio, conversamos com a Dra. Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, para tentar responder a pergunta que todo mundo se faz: quando a pandemia do novo coronavírus estará controlada?

“Quando nós poderíamos falar em controle da pandemia? Quando tivermos 80% da população vacinada, um número de mortes muito pequeno, e um numero de hospitalizações também muito reduzido”, aponta a especialista.

Também trazemos os números recentes da Covid-19 em Oriximiná e Óbidos (PA) que mostram um aumento significativo dos casos em novembro de 2021 e nos acendem um sinal de alerta. Entre 1º e 10 de novembro, Oriximiná registrou mais casos de Covid-19 do que em todo mês de outubro.

Diante disso, é necessário seguir com as medidas de prevenção, com uso de máscaras, manter o distanciamento social e, quando possível, se vacinar. Inclusive com a dose de reforço: “os estudos apontam que pessoas vacinadas com uma dose de reforço aumentam muito a sua capacidade de produzir anticorpos de proteção, os chamados anticorpos neutralizantes”, aponta a Dra. Dalcomo.

Ouça o programa

O podcast “Rádio da Pró-Índio” é veiculado em rádios comunitárias de Oriximiná e Óbidos, no Pará. Também pode ser encontrado no Spotify e YouTube. Siga nossos perfis, ouça os episódios já publicados e acompanhe também os próximos.

Confira abaixo o episódio completo:

Créditos

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.