No primeiro episódio de 2022, falamos sobre as políticas afirmativas para a promoção do acesso dos quilombolas às universidades.

Rádio da Pró-Índio - Ep. 10 - Quilombolas nas Universidades do Pará

A Rádio da Pró-Índio está de volta! No primeiro episódio de nosso podcast em 2022, falamos sobre o acesso de quilombolas às universidades do Pará e a importância das políticas afirmativas, uma luta antiga do movimento negro.

Para entender melhor o assunto, conversamos com Zélia Amador, uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA) e professora emérita da UFPA, e os estudantes quilombolas de Oriximiná, Carlene Printes e André dos Santos Rocha.

Uma luta antiga

A garantia de vagas para negras e negros nas universidades públicas é uma luta antiga do Movimento Negro desde a década de 1940. Mas foi só em 2013 que a Universidade Federal do Pará (UFPA) criou o Processo Seletivo Especial, que reserva duas vagas para quilombolas e duas para indígenas em todos os cursos da instituição.

“Essas políticas são importantes, não [só] para os estudantes quilombolas e indígenas. Elas são importantes para a sociedade, são importantes para o conhecimento”, diz Zélia Amador, que participou da criação do Processo Seletivo Especial.

Professora Zélia explica que este processo funciona de forma diferente do sistema de cotas. O processo seletivo é composto de uma redação simples e uma entrevista para avaliar o pertencimento daquela pessoa às comunidades quilombolas.

Desafios da permanência

Uma vez com o acesso às universidades, os quilombolas passam a ter o desafio da permanência nas instituições. Muitos deles têm que estudar e morar em locais distantes de seus territórios, e precisam de recursos financeiros extras para se manter. As Bolsas Permanência concedidas pelo Ministério da Educação são um instrumento importante nesse sentido.

“Essa bolsa é a principal fonte de renda dos estudantes. Na maioria das vezes a gente vem de territórios de famílias que têm três ou mais filhos, e os pais não têm a mínima condição de mantê-los fora de seu território”, diz Carlene Printes, do quilombo Boa Vista, em Oriximiná, estudante da UFPA.

No entanto, Carlene e Zélia alertam para a baixa quantidade de bolsas disponibilizadas pelo Ministério da Educação atualmente. “Imagina que temos aqui na UFPA, nesse ano, uma necessidade de quase 1.000 bolsas para indígenas e quilombolas. E só recebemos do MEC 120”, aponta a professora.

Para lidar com as dificuldades de morar e estudar fora de seus territórios, também é importante para os quilombolas ter uma rede de apoio a quem possam recorrer. Sabendo disso, os estudantes se organizam dentro das faculdades para ter essa estrutura disponível para quem precisa. A Associação dos Discentes da UFPA é um resultado desse esforço, e ajuda os quilombolas que chegam às universidades a se ambientarem ao local e encontrarem moradia, por exemplo, como relata Carlene Printes.

Quilombolas nas universidades: bom para todos

As dificuldades ainda existem. Mas as políticas de acesso e permanência para quilombolas nas universidades mostram que ter mais estudantes com essa origem nas instituições enriquece não somente elas, mas a sociedade como um todo.

“Quanto mais alunos, mais quilombolas formados, é melhor para a luta, melhor para o quilombo, melhor para a sociedade de uma forma geral. Para o nosso entendimento como seres humanos, mesmo”, diz André dos Santos Rocha, quilombola da Comunidade Boa Vista que cursa a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém.

Ouça o programa

O podcast “Rádio da Pró-Índio” é veiculado em rádios comunitárias de Oriximiná e Óbidos, no Pará. Também podem ser encontrados no Spotify e YouTube. Siga nossos perfis, ouça os episódios já publicados e acompanhe também os próximos.

Confira abaixo o episódio completo:

Créditos

Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.