Fonte: SPTV

A reportagem do jornal SPTV esteve na TI Tenondé Porã, em Parelheiros, que vem adotando medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

Durante a pandemia, a medicina tradicional têm ajudado no combate à pandemia. Tenondé Porã é a TI com o maior número de infectados no Estado de São Paulo, são 250 casos confirmados e 3 óbitos – um bebê de um ano e dois idosos.

Segundo Jera Poty, liderança da aldeia, a demarcação do território foi fundamental para que os Guarani pudessem ter uma qualidade de vida melhor, a partir da produção de alimentos, ainda que não seja suficiente para alimentar toda a população – cerca de 1500 pessoas. “Na visão do nosso povo você tem que comer uma comida saudável. Isso significa que você vai estar com o corpo e o espírito alimentados. Isso torna você uma pessoa mais forte para todas as questões. Para a sua luta. No nosso caso, como a gente faz parte do povo indígena, principalmente nesse governo atual, temos que lutar” afirma.

Jera lamenta a mudança da rotina nas aldeias, mas afirma a necessidade das medidas de isolamento para evitar o contágio. As pessoas com suspeita ou confirmação de casos estão sendo isoladas nos CECI’s (Centro de Educação e Cultura Indígena) das aldeias, que foram transformados em unidades de tratamento e monitoramento para a Covid-19.

Assista à reportagem completa aqui.