Ações da Comissão Pró-Índio em Tempos de Pandemia
Desde o dia 17 de março de 2020, o escritório da Comissão Pró-Índio de São Paulo está fechado. Mas o trabalho continua e redobrado! Nossos esforços estão concentrados em encontrar formas de apoiar índios, quilombolas e ribeirinhos no enfrentamento da pandemia no norte do Pará (Óbidos e Oriximiná) e no litoral sul de São Paulo (Peruíbe). Os primeiros materiais informativos começaram a ser divulgados no dia 20 de março.
Até o momento, as ações da Pró-Índio incluíram:
- a produção e distribuição de materiais de comunicação com orientações de prevenção e cuidados com doentes adaptados à realidade de nossos beneficiários: material impresso; cards e podcasts vinculados nas rádios locais.
- distribuição de cestas básicas, máscaras e kits de higiene e limpeza para quilombolas em Óbidos e Oriximiná e os índios das 11 aldeias da Terra Indígena Piaçaguera.
- instalação e manutenção de 12 pontos de internet em comunidades em Óbidos e Oriximiná de forma a possibilitar a comunicação e a agenda virtual de atividades.
- fornecimento de combustível para assegurar a locomoção das lideranças na divulgação de orientações de prevenção e monitoramento da situação nas comunidades.
- contato constante com lideranças para pensar juntos(as) estratégias de ação.
O mutirão para enfrentar o novo coronavírus tem sido possível graças à soma de esforços de diversos parceiros: as organizações dos beneficiários, a Diocese de Óbidos, a SESAI de Peruíbe, as empresas de produção dos materiais informativos (que se dispuseram a realizar os serviços com descontos de 50%); as rádios em Oriximiná e Óbidos; os supermercados em Oriximiná e Peruíbe; e a empresa de Óbidos que nos forneceu máscaras com descontos. Vale registrar também a compreensão de nossos doadores que concordaram que parte dos recursos dos projetos fossem direcionados às ações de combate ao coronavírus.
Conheça mais