© Carlos Penteado
Coronavírus | Povos Indígenas em São Paulo2023-08-19T13:50:02-03:00

CORONAVÍRUS | POVOS INDÍGENAS EM SÃO PAULO

Essa página foi criada em 2020 para reunir notícias sobre o avanço do novo coronavírus (COVID-19) entre os povos indígenas no Estado de São Paulo e divulgar as iniciativas de apoio a esses povos no enfrentamento da pandemia.

Em São Paulo, vivem 41.794 índios (IBGE, 2010). A maior parte da população indígena (91%) vive na zona urbana, fora de Terras Indígenas.  Nas terras indígenas localizadas na faixa litorânea, no Vale do Ribeira, no oeste do Estado de São Paulo e na região metropolitana de São Paulo, vivem indígenas dos povos Mby’a, Tupi Guarani, Kaingang, Krenak e Terena.

Segundo estudo da Fiocruz, povos indígenas são altamente vulneráveis às infecções respiratórias agudas. Evidências recentes confirmam, de acordo com a Fiocruz, que a introdução de vírus respiratórios em comunidades indígenas resulta em altas taxas de ataque e de internações, com potencial de causar óbitos. Mesmo fora dos períodos epidêmicos, as infecções respiratórias agudas se situam entre as principais causas de morbidade e mortalidade em populações indígenas, afetando sobretudo o segmento infantil.

A pandemia da COVID-19 representa em enorme risco aos povos indígenas e exige medidas urgentes do Poder Público conforme demandou a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) na nota “Medidas Urgentes em Defesa da Saúde e da Vida dos Povos Originários do Brasil” subscrita por diversas organizações indígenas e indigenistas, entre elas, a Comissão Pró-Índio de São Paulo.

Desde as primeiras notícias do agravamento da pandemia, lideranças indígenas em São Paulo se mobilizaram para fazer frente à doença. Medidas de isolamento social foram adotadas em diversas Terras Indígenas, inclusive com barreiras sanitárias.

Acompanhe aqui as notícias vinculadas sobre a pandemia e os povos indígenas em São Paulo.

Nota: A CPI-SP tem procurado contribuir com os esforços para visibilizar os impactos da pandemia para os povos indígenas por meio do levantamento de dados sobre o avanço da Covid-19 no Estado de São Paulo. A apuração tem sido feita por meio contatos com lideranças indígenas, com a Secretaria Estadual de Saúde, com o Instituto Butantan e com as prefeituras de cada um dos municípios que contam com Terras Indígenas em seu perímetro e, ainda, pelo acompanhamento de notícias nos veículos de imprensa e sítios-eletrônicos. Os dados apresentados na página, portanto, têm origem em diversas fontes e foram obtidos em diferentes períodos. Há de se ressalvar a existência de dados divergentes conforme as fontes.
© 2022 | Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte. Para solicitar autorização, entrar em contato: cpisp@cpisp.org.br.
A reprodução das fotos não está autorizada e depende de autorização expressa do autor da imagem.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.

Contato

cpisp@cpisp.org.br
Rua Padre Bento Dias Pacheco nº 34
São Paulo • SP • Brasil • CEP 05427-070
+55 11 3814.7228  • 11 94483.2410


Assessoria de comunicação:
imprensa@cpisp.org.br

Ir ao Topo