Fonte: G1

A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, divulgou, nesta segunda-feira (13), que mais de 100 testes rápidos para detectar o novo coronavírus foram doados a povos indígenas que habitam a aldeia Rio Branco Yakã xîi porã, de etnia Guarani-Mbya.

Os exames têm como objetivo evitar surtos nas tribos e identificar casos suspeitos e confirmados da doença para que a comunidade seja orientada corretamente. Dos testes realizados, dois indígenas testaram positivo para o novo coronavírus e foram submetidos imediatamente ao exame PCR, que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe com cotonetes.

As amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, e os resultados ficarão disponíveis no sistema da USF, que entrará em contato com os participantes para informar o resultado e orientar como proceder. Enquanto aguardam o resultado do exame, que tem mais de 95% de assertividade e efetivamente confirma o diagnóstico da Covid-19, os indígenas foram orientados pelos profissionais da saúde a manter isolamento dos demais na aldeia e, também, devem ser monitorados diariamente pela equipe de referência.

As famílias receberam cestas básicas de alimentos, higiene e limpeza, cobertores, máscaras de proteção e álcool em gel. Segundo a administração municipal, o objetivo é promover a permanência dos indígenas nas aldeias durante a pandemia a fim de evitar o contágio pelo coronavírus e garantir a segurança alimentar das comunidades em situação de vulnerabilidade social. A Aldeia Indígena Rio Branco, aproximadamente 20 km do Centro de Itanhaém, é habitada por cerca de 100 guaranis.