Fonte: G1
Uma aldeia indígena de Avaí registrou o primeiro caso de Covid-19. Segundo informações do cacique Terena da Reserva de Araribá, trata-se de uma mulher de 49 anos, moradora da aldeia Kopenoty, que apresentou sintomas após ficar internada no Hospital Estadual devido a uma queimadura.
A indígena testou positivo duas vezes em exames feitos pela equipe de enfermagem da reserva. Segundo o cacique, após apresentar sintomas como dor de garganta e falta de ar, um primeiro teste foi realizado na sexta-feira (31) e o exame foi repetido nesta segunda-feira (3).
Ainda de acordo com o cacique, a mulher é hipertensa e diabética. Ela segue em isolamento na aldeia junto com os familiares, já que teve contato com eles após sair do hospital.
Esse é primeiro caso confirmado na aldeia e também em toda a reserva onde cerca de 640 indígenas vivem em Avaí, divididos em 4 aldeias. Na Kopenoty, onde o caso foi registrado, vivem 230 indígenas.
Desde o começo da pandemia, medidas foram tomadas para evitar a disseminação do coronavírus na reserva. O acesso às aldeias passou a ser controlado e uma equipe de saúde fica à disposição de todos para atendimento e também dar orientações.