Fonte: Instituto Butantan

O Instituto Butantan, vinculado a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, começou a ampliar a realização de testes em comunidades indígenas no litoral sul do Estado de São Paulo. Nesta segunda (06), a Aldeia Paranapuã, em São Vicente, recebeu a visita de profissionais do da instituição, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da UBS Japui e da Secretaria Municipal de Saúde. Nos próximos dias, outras aldeias da região serão atendidas, dentre elas a Itaoca Tupi e Itaoca Guarani, em Mongaguá, e a Aldeia Takuarity, em Cananéia.

A ação desta segunda-feira realizou testes rápidos sorológicos do tipo lgM/lgG em 92 indígenas e também distribuiu 120 máscaras de tecido, doadas pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Em junho, um piloto do projeto foi realizado na Aldeia Filhos Desta Terra, em Guarulhos, com 45 indígenas testados. O objetivo da iniciativa é avaliar estes grupos que são considerados vulneráveis por meio de testes rápidos e, desse modo, tomar as medidas necessárias para barrar a disseminação do vírus.