Ivone Lopes Siqueira traz o resultado de pesquisa sobre a Folia de Nossa Senhora do Rosário no Quilombo Patauá do Umirizal

©Mandy Barros. Ilustrações elaboradas a partir de fotos de Carlos Penteado

A Comissão Pró-Índio está lançando hoje o livro “A Folia de Nossa Senhora do Rosário no quilombo Patauá do Umirizal”, de autoria da professora e liderança quilombola Ivone Lopes Siqueira. O livro é o resultado de pesquisa realizada em 2022 no âmbito do programa “Ciência na Comunidade – Mulheres Quilombolas Pesquisadoras”, promovido pela Comissão Pró Índio de São Paulo (CPI-SP).

Na obra, a autora conta a história de criação do Quilombo Patauá do Umirizal, situado no município de Óbidos, no Pará, e apresenta uma etnografia da folia de Nossa Senhora do Rosário. A Folia é uma das principais manifestações culturais do quilombo, considerada um elemento de identidade da comunidade. Ivone a descreve como “o seguimento de uma prática tradicional afrodescendente que deve ser considerada como histórica, repassada de geração para geração, já como uma tradição”.

O projeto “Ciência na Comunidade”, implementado pela CPI-SP entre setembro e dezembro de 2022, contou com a participação de nove professoras de escolas quilombolas de Óbidos e Oriximiná, selecionadas por meio de edital. Com o apoio financeiro da Embaixada da Noruega e Christian Aid, o projeto proporcionou três meses de bolsa pesquisa, a doação de notebooks e orientação técnica para a elaboração das pesquisas nas comunidades.

Ivone comenta sobre como a publicação poderá contribuir para a regularização do território, uma luta que se desenrola há duas décadas. O processo foi aberto no Incra em 2004, mas somente em 2016 a comunidade recebeu da Fundação Cultural Palmares a certidão de autodefinição, condição necessária para iniciar o processo de regularização junto ao Incra. Até o momento, nenhuma etapa avançou rumo à titulação do território.

Há ao todo 19 comunidades quilombolas localizadas no Município de Óbidos, onde a Comissão Pró-Índio atua desde década de 1990, em parceria com a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Óbidos (ARQMOB), na luta pela conclusão dos processos de titulação dos territórios, pela sua proteção e pelo fortalecimento de suas organizações.

Baixe a publicação aqui.

©Mandy Barros. Ilustrações elaboradas a partir de fotos de Carlos Penteado

Ficha Técnica

Autora: Ivone Lopes Siqueira

Comissão Pró-Índio de São Paulo

24 páginas | 24 x 17 cm

Ed. Dezembro, 2023

Informações para imprensa:

Isadora Fávero – Assessora de Programas e Comunicação da CPI-SP

E-mail: isadora@cpisp.org.br

Sobre a Comissão Pró-Índio de São Paulo:

A Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) atua junto a indígenas, quilombolas e ribeirinhos para garantir seus direitos territoriais, culturais e políticos. Foi fundada em 1978 para defender os direitos dos povos indígenas em um contexto de ditadura militar. A partir de 1989, passou a apoiar também as comunidades quilombolas apoiando a promoção de seus direitos recém reconhecidos na Constituição de 1988.

Conheça nossas mídias:

Site: cpisp.org.br

Twitter: @proindio

Instagram: @proindiosp

Facebook: facebook.com/cpisp

YouTube: youtube.com/comissaoproindio