Fonte: Jornalistas Livres

“‘Coronavírus é um bichinho que deixa doente’, a definição que dá nome ao livro foi dita por Apoi, de 5 anos. Quando questionada sobre o que era o vírus, a criança mostrou estar consciente sobre os perigos da pandemia. Já Awa Tharuan, de 6 anos, lembrou da importância do uso da máscara. ‘Coronavírus é pra usar máscara para doenças não ficar matando os outros’, disse.

Apoi e Awa fazem participaram da construção do livro elaborado pela Comissão Pró-índio de São Paulo junto com professores e lideranças indígenas. O projeto procurou ouvir as crianças Tupi-Guarani da Terra Indígena Piaçaguera sobre o momento que vivemos, um desafio para pessoas de todas as idades.

O livro, que está disponível on-line (clique aqui), reúne depoimentos de 38 crianças e adolescentes com idades entre 4 e 15 anos, da TI Piaçaguera, localizada no município de Peruíbe, litoral sul do Estado de São Paulo.

(…)

Em breves relatos, as crianças compartilham suas percepções, seus temores e seus desejos para quando a pandemia acabar. Contam o que aprenderam que é uma doença ‘que se espalha pelo mundo inteiro, fazendo as pessoas ficar doentes’. Relatam também como estão se prevenindo.” (…)