Fonte: ABC do ABC

Neste mês, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) realizará uma série de eventos para fortalecimento e difusão da presença e realidades dos povos indígenas em São Paulo. Lideranças, ativistas e artistas contarão histórias, lutas e vivências em diferentes regiões do estado. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Segundo a Comissão Pró-Índio de São Paulo, o estado conta com 38 terras indígenas, sendo que 31 contam com algum reconhecimento pela Funai. As demais ainda aguardam pelo início dos procedimentos de demarcação. Por ser uma região com grande desenvolvimento econômico, as terras indígenas no estado estão em constante pressão e ameaças por empreendimentos privados.

Os indígenas em contexto urbano representam 91% da população dos povos originários no estado, segundo dados do Censo de 2010. A capital paulista é o 4º município com maior presença indígena no Brasil, com destaque para a comunidade Pankararu no Real Parque, onde vivem mais de 150 famílias e 600 indígenas da etnia (…)