Fonte: Instituto Butantan
O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (19) a ampliação da testagem para COVID-19. Essa nova etapa prevê a realização de 233,7 mil exames, que serão realizados prioritariamente em populações vulneráveis, dentre elas indígenas e idosos em abrigos, além de categorias do funcionalismo público como profissionais do sistema penitenciário. “Massificar a testagem é uma das maneiras mais eficientes de combater a disseminação do vírus”, disse Doria.
Os projetos-pilotos são coordenados pelo Instituto Butantan, responsável pela Plataforma de Laboratórios de Diagnóstico de Coronavírus no Estado de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza e as Secretarias de Desenvolvimento Social, Administração Penitenciária, Saúde, Habitação e Direitos da Pessoa com Deficiência. Serão aplicados predominantemente testes rápidos sorológicos do tipo IgM/IgG, que identificam se a pessoa já teve contato com o coronavírus.
Para aqueles que apresentam sintomas ou tiveram contato com pacientes confirmados para COVID-19 o exame indicado é o de RT-PCR, que aponta a presença do material genético (RNA) do vírus.
Foi iniciada, nesta semana, testagem na população indígena da Aldeia Filhos Dessa Terra, em Guarulhos, onde um caso positivo havia sido confirmado.