Fonte: Blog do Jeso Carneiro

A Comissão Pró-Índio de São Paulo promove neste dia 1º de junho, às 18h30, o lançamento de novo livro Barragens de Mineração na Amazônia: o rejeito e seus riscos associados em Oriximiná, de autoria do pesquisador Luiz Jardim Wanderley.

O evento virtual, que será transmitido pelo canal da Pró-Índio no YouTube, terá entrevista do autor à jornalista Cristina Serra, comentando as principais conclusões de sua pesquisa.

A grandiosidade do empreendimento da Mineração Rio do Norte (MRN) se reflete nas estruturas necessárias para armazenar os rejeitos que ficarão para sempre na Amazônia, numa área que já foi floresta nativa. São 26 barragens de rejeito já instaladas em um único local, 1 em construção e, ao menos, mais 16 novas previstas. A mineradora já ocupa o quarto lugar entre aquelas com mais barragens no Brasil.

(…)

A Comissão Pró-Índio de São Paulo tem apoiado quilombolas e ribeirinhos em suas reivindicações por maior segurança frente a situações de emergência, transparência e participação social nas decisões que envolvem tais estruturas. A publicação do livro é mais uma iniciativa nessa direção.