Confira o andamento dos processos de titulação das terras quilombolas no mês de março.

 
Em março, nove processos de terras quilombolas registraram avanços com publicações. No dia 17 de março, foi publicada no Diário Oficial da União a portaria da Presidência do Incra da terra quilombola Sacutiaba e Riacho de Sacutiaba declarando como território quilombola uma área de 12.285,8701 hectares, onde vivem 45 famílias. A publicação da portaria pelo presidente do Incra finaliza a etapa de identificação da terra quilombola em processo iniciado há 13 anos.
Foram publicados também 4 Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID) em processos abertos há mais de 8 anos. Das 4 terras quilombolas que tiveram o RTID publicado em março, 3 se encontram no estado da Bahia. A terra quilombola de Ilha de Maré, no município de Salvador, compreende 5 comunidades que somam 404 famílias.  Vicentes, localizada no município de Xique Xique, e Boa-Vista do Pixaim, localizada em Muquém do São Francisco, são formadas, respectivamente, por 29 e 203 famílias.  A quarta terra a ter RTID publicado, Maloca está situada no perímetro urbano de Aracaju (SE). Na área de 0,9328 hectare vivem 91 famílias quilombolas.
A produção e posterior publicação do relatório de identificação é a etapa inicial do processo de titulação. O objetivo de tal relatório é identificar qual é o território utilizado pela comunidade e que deverá ser titulado.
O ano de 2017 vem registrando uma atípica quantidade de RTIDs publicados: um total de 10, um número expressivo se consideramos que, em 2016, foram publicados apenas 16. Mas é preciso ter em conta que as publicações se devem a ações encaminhadas em períodos anteriores, em que o orçamento para regularização de terras quilombolas não havia atingido o baixíssimo patamar de 2017. Esse ano, o Incra dispõe de 4 milhões de reais para encaminhar mais de 1.500 processos. Cerca de 500 mil reais serão destinados à elaboração e publicação dos RTIDs. Com esse recurso, é impossível contemplar a enorme quantidade de processos que aguarda pelo relatório de identificação: entre os mais de 1.500 processos de titulação, apenas 220 dos contam com o relatório publicado.
Terras Quilombolas – Placar 2017
1 titulação
0 decretos de desapropriação publicados
05 Portarias de Reconhecimento da Presidência do Incra publicadas
10 Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação publicados
1.524 processos em curso no Incra