Fonte: G1

Mais de 150 indígenas moradores da comunidade Icatú, em Braúna (SP), realizam nesta terça-feira (25) testes rápidos para a detecção de Covid-19. A ação está sendo realizada a pedido da Secretaria Especial de Saúde Indígena e do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Ao todo, duas pessoas receberam resultados positivos no teste que verifica a resposta do sistema imunológico ao vírus. Ou seja, identifica se o corpo já criou anticorpos contra a doença. Elas serão isoladas e farão o exame RT-PCR, responsável por identificar o vírus no período em que está no organismo.

“Os indígenas são do grupo de risco por imaturidade do sistema imunológico a doenças novas. Então, nesse caso de uma doença de infecção viral, a tendência é se agravar por conta da demora da resposta do sistema imunológico dele”, afirma e enfermeira, Thaís Caetano.

Até o final desta semana, as equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena percorrerão seis aldeias do interior de São Paulo para testar mais de mil moradores de comunidades.

Além da testagem em massa, uma barreira sanitária foi montada na comunidade Icatú. Somente moradores e pessoas autorizadas podem entrar na aldeia depois de aferirem a temperatura.

Os pneus dos carros e das motos também estão sendo desinfectados. “Tem um pessoal que trabalha fora. Isso que é nossa maior preocupação. Eles saem e voltam. Com o teste, vamos ver se estão ou não com o vírus. É importante demais ter esses testes rápidos para preservar nosso povo”, diz o cacique, Ronaldo Cancri.