O Programa Direito a Terra, Água e Território (DTAT) – formado pela Aliança ICCO e um grupo de 14 organizações no Brasil – promoverá a Oficina Justiça Climática no Nordeste, nos dias 25 a 27 de agosto de 2010. 

A organização da oficina é do Instituto Terramar. O evento terá programação em Fortaleza (25/08) e na Prainha do Canto Verde – Beberibe (26 e 27/08) e contará com a participação de 40 representantes de movimentos, entidades e populações tradicionais dos estados Bahia, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Maranhão.



A proposta da oficina é, a partir das experiências das populações do nordeste, situar o debate da crise climática como resultado do modo de produção e consumo pautados na exploração intensiva dos recursos naturais. Uma perspectiva que confronta diretamente o discurso hegemônico que situa esta crise como um fenômeno de escala global e cujas causas e efeitos são compartilhados igualmente pela humanidade.


A programação da oficina tem início em Fortaleza, no dia 25 de agosto, o lançamento do livro “Territórios do futuro” de Jean Pierre Leroy da FASE e o lançamento do “Portal do Mar – O Observatório de Direitos da Zona Costeira”,  uma plataforma com notícias, artigos de opinião, informações sobre o acesso a justiça e um banco de dados com documentos oficiais, estudos e trabalhos acadêmicos disponível para download na internet.


Essa ferramenta do Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará inaugura uma estratégia coletiva de comunicação e monitoramento de conflitos socioambientais. A intenção é observar a atuação de grupos econômicos, de instituições públicas e de promoção da justiça para, então, articular ações de intervenção e mobilização social.


Serviço: Oficina de justiça Climática no Nordeste Dias: 25 a 27 de agosto de 2010 Locais: 25/08 em Fortaleza, às 14hs, no Auditório do Centro Frei Humberto de Formação, Capacitação e Pesquisa do MST. Rua Paulo Firmeza, 455, São João do Tauape. Dias 26 e 27/08 a programação segue para convidados na Prainha do Canto Verde, em Beberibe, Ceará.