Fonte: CIMI

A entrega de alimentos doados às comunidades, feita pelas equipes do Regional Sul do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), buscou amenizar os efeitos do isolamento social. A fome chegava nas aldeias num período dramático de pandemia. De março a junho, a extensa rede de solidariedade aos povos indígenas organizada pelo Regional Sul do Cimi, que contempla as regiões Sul e Sudeste do país, realizou a doação de mais de dois mil kits com itens de higiene, limpeza e alimentos, distribuídos a mais de 50 comunidades e acampamentos indígenas. Agasalhos e cobertores para amenizar o frio se somaram aos kits contra a covid-19.

“As doações contaram com o apoio e solidariedade de pessoas ligadas às igrejas locais, das Pastorais Sociais, da Cáritas, da Frente Quilombola, dos Amigos da Terra, de movimentos populares, ambientais, acadêmicos e sem-terra e de pessoas físicas. É uma rede engajada na luta pela garantia de alimentos nas aldeias indígenas”, conta Roberto Antônio Liebgott, coordenador do regional.

Em São Paulo, o primeiro estado a enfrentar o isolamento, o trabalho da equipe do Cimi Sul tem sido constante junto aos povos que vivem em contexto urbano. A parceria com uma extensa rede de aliados possibilitou a mobilização e o acompanhamento àqueles que estão na cidade e às famílias Mbya Guarani de diversas comunidades no Vale do Ribeira. Na capital, onze povos em contexto urbano e duas aldeias na Terra Indígena Jaraguá receberam doações. No interior do estado, a ajuda chegou à Terra Indígena Rio Silveira, do povo Mbya Guarani, no litoral norte, e a três aldeias dos povos Guarani Mbya e Tupi Guarani, localizadas nos municípios de Itanhaém e Mongaguá, no litoral sul.

Leia na íntegra aqui.