Fonte: Repórter Brasil

O Ruralômetro é um banco de dados e uma ferramenta interativa que avalia a atuação dos deputados federais nas questões ligadas ao meio ambiente, trabalhadores rurais, povos indígenas e outras comunidades tradicionais. Nesta segunda edição do projeto, são avaliados os parlamentares que tomaram posse no início de 2019. Desenvolvida pela Repórter Brasil com uma equipe multidisciplinar, a ferramenta usa duas bases de dados para pontuar os parlamentares: seu posicionamento na votação de projetos de lei e medidas provisórias que apresentam algum impacto socioambiental e as proposições apresentadas por cada um nesta legislatura.

Foram convidadas para avaliar o mérito de cada proposta 22 organizações não-governamentais. Elas classificaram os projetos votados e apresentados como favoráveis ou desfavoráveis para o meio ambiente e as populações do campo. Todas são referência nas áreas em que atuam e executaram a tarefa voluntariamente – motivo pelo qual este projeto lhes deve sinceros agradecimentos. São elas:

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Comissão Pró-Índio de São Paulo, Conectas Direitos Humanos, Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Greenpeace Brasil, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Socioambiental (ISA), International Rivers, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Observatório da Mineração, Observatório do Clima, Observatório do Código Florestal e WWF Brasil.