Juventino Kaxuyana (Foto: Carlos Penteado)

 

“A luta que travamos há 12 anos deu resultado. Essa é uma conquista não apenas dos Katxuyana e Tunayana, mas também dos quilombolas. É um resultado de nossa luta conjunta índios e quilombolas. Estou feliz!”, Juventino Pesirima Kaxuyana, presidente da AIKATUK – Associação dos Povos Indígenas Kaxuyana, Kahyana e Tunayana

Publicado hoje (20/10) pela Funai no Diário Oficial o Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana, onde vivem os povos Kaxuyana, Tunayana, Kahyana, Katuena, Mawayana, Tikiyana, Xereu-Hixkaryana, Xereu-Katuena e isolados. O processo de demarcação dessa terra indígena foi iniciado há mais de 10 anos e, desde 2013, o relatório encontrava-se concluído e tecnicamente aprovado sem que fosse publicado pelo Presidente da Funai. A imediata publicação do relatório era uma das demandas da campanha conjunta de índios e quilombolas de Oriximiná.

Confira aqui a publicação do DO.

Aliança Indígena e Quilombola em Oriximiná

Índios e Quilombolas de Oriximiná reivindicam a imediata demarcação e titulação de suas terras. Os processos para regularização foram abertos há mais de 10 anos, mas permanecem sem conclusão, deixando seus territórios vulneráveis ao avanço de grandes projetos de infraestrutura e dos empreendimentos de mineração.
Você pode apoiar essa luta assinando e divulgando o abaixo-assinado: Dilma e Jatene: regularizem as terras indígenas e quilombolas de Oriximiná!