Quilombolas receberam a doação da prefeitura em cerimônia realizada em 25 de março

Vitória. Foi assim que os quilombolas que estiveram presentes na cerimônia de entrega do terreno, realizada em 25 de março em Oriximiná, consideraram essa conquista da Cooperativa Mista Extrativista dos Quilombolas do Município de Oriximiná (CEQMO). No terreno será construída a usina de beneficiamento da castanha, extraída pelos quilombolas.

A conquista do terreno é só mais passo dado dentro do projeto Melhor Caminho no Negócio da Castanha, desenvolvido pelas comunidades quilombolas de Oriximiná em parceria com a Comissão Pró-Índio desde 2010. O projeto trabalha com o manejo adequado da terra, valorização da biodiversidade e da cultura quilombola, além de trabalhar a autonomia das comunidades, que deixaram de depender dos atravessadores para vender as castanhas.

“Esta é uma vitória de todos que acreditaram e nos deram apoio, é o primeiro passo que demos, um passo muito importante e que dependeu de tanto tempo de luta”, disse Francisco Hugo de Melo, presidente da CEQMO, conhecida também como Cooperativa do Quilombo.


Maria dos Santos, 61 anos, Comunidade Pancada, localizada na Terra Quilombola de Erepecuru,  que participa da luta dos quilombolas para terem seu trabalho valorizado, comemora “é importante termos o que é da gente, pra gente administrar, antes as pessoas que davam o preço que queriam e com a cooperativa nós 
conseguimos preço melhor, agora com a usina então, vamos valorizar mais nosso trabalho. É um orgulho pra gente, não imaginava que a gente ia conseguir isso.”

A doação foi oficializada por meio do decreto 222 e da lei 8.322, ambas de dezembro de 2013. “Essa parceria entre as comunidades, a Comissão pró-Índio, o legislativo e o executivo de Oriximiná trará desenvolvimento não só para os quilombolas, mas para todo o município”, disse o presidente da CEQMO.

“Os extratores da castanha são explorados pelos que comercializam e a ideia de ter uma usina de beneficiamento aqui em nosso município é importante para acabarmos com essa exploração”, disse o prefeito Luiz Gonzaga Viana Filho durante o evento.

Altino Regis de Melo lembrou que “a usina vai ajudar não só os cooperados, mas também o município. Essa era uma das nossas demanda há muitos anos.”


A cerimônia também teve apresentações culturais, com capoeira e dança de lundum, entre outras.


A Comissão Pró-Índio realiza o projeto da castanha com apoio da Christian Aid e ICCO.