A CPI-SP foi fundada em 1978 para defender os direitos dos povos indígenas em um contexto de ditadura militar.

 

Foto: Arquivo CPI-SP

A Comissão Pró-Índio de São Paulo é parceira de indígenas e quilombolas na luta pelos seus direitos territoriais, culturais e políticos. Nossa missão é contribuir com o fortalecimento da democracia e com o combate às desigualdades.

Nossa organização foi fundada em 1978 por antropólogos, advogados, médicos, jornalistas e estudantes para defender os direitos dos povos indígenas em um contexto de ditadura militar. A partir de 1989, passou a atuar também em parceria com as comunidades quilombolas apoiando a promoção de seus direitos recém reconhecidos na Constituição de 1988.

Dentre nossas inúmeras realizações ao longo da história, estão as primeiras mobilizações contra a “falsa emancipação”, ainda em 1978; a luta contra os megaprojetos hidrelétricos e a favor de atingidos e atingidas pelas barragens e a proposição de alternativas para a política energética no Brasil; a presença na Constituinte, entre 1986 e 1988; e o apoio à luta quilombola na conquista da primeira regularização coletiva de Quilombo no Brasil (1995), que este ano completa 30 anos.

Promovemos capacitações; assessoramos organizações e coletivos comunitários; produzimos conhecimento; divulgamos informações sobre e para quilombolas, ribeirinhos e indígenas; monitoramos as ações do Poder Público e fazemos incidência em políticas públicas.

Às pessoas que caminharam ao nosso lado e que contribuíram e contribuem nessa caminhada: muito obrigada!