Movimento quilombola em Óbidos segue na luta pela titulação coletiva de seus territórios

No norte do Pará, no município de Óbidos, vivem mais de mil famílias quilombolas em 19 comunidades quilombolas distribuídas em 6 territórios. Apenas dois deles já foram titulados: Cabeceiras e Peruana.

O movimento quilombola em Óbidos segue na luta pela regularização fundiária dos demais territórios: Arapucu; Muratubinha, Mondongo e Igarapé – Açu; Nossa Senhora das Graças; e  Patauá do Umirizal.  Esses processos tiveram início entre 2004 e 2006 e encontram-se em diferentes etapas no Incra.

Douglas Sena, coordenador da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Óbidos (ARQMOB), ressalta a importância do trabalho realizado pelo movimento: “trabalhar na articulação do movimento quilombola, partindo de nossas bases comunitárias até as articulações nacionais, nos dá a possibilidade de sentir a cada dia o desejo de nós quilombolas termos dias melhores. Vivenciar o dia a dia das comunidades, nossas crenças, costumes, tradições, nosso jeito de viver, nos fortalece e nos anima a continuar a caminhada iniciada pelos nossos ancestrais. É luta todo dia! Todo dia é dia de luta!”

Quilombo Patauá do Umirizal Foto: Carlos Penteado
Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.