Na pauta, a nova estrutura dos ministérios e as primeiras nomeações do governo Lula

No dia 27 de janeiro, o grupo de mulheres quilombolas e ribeirinhas de Óbidos e Oriximiná retomou suas atividades. A primeira roda de conversa de 2023, que reuniu 33 mulheres de seis comunidades, foi dedicada à análise da estrutura ministerial do terceiro mandato do Governo Lula. Foram discutidas as responsabilidades de cada ministério nos temas dos direitos das mulheres, das quilombolas, da população tradicional, da igualdade racial e do meio ambiente.

As participantes conheceram também o perfil das ministras e ministros que respondem por essas questões. O momento é de esperança. “Temos um novo governo e a gente vai lutar junto pelo movimento social, pelo quilombola, pelo povo da floresta, por uma vida melhor” afirmou uma das participantes.

O encontro discutiu ainda os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília que foram repudiados pelas participantes.

As rodas de conversa entre mulheres quilombolas e ribeirinhas de Óbidos e Oriximiná, no Pará, ocorrem uma vez por mês com a facilitação da Comissão Pró-Índio de São Paulo. Em 2022, foram realizadas 12 rodas de conversa (em formato híbrido) com a presença de 166 participantes individuais de 18 comunidades , abordando temas como o voto consciente na eleição de 2022; volta às aulas após o isolamento social; racismo, machismo e feminismo.

Mulheres ribeirinhas de Oriximiná presentes no encontro
Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.