Fonte: G1

O cacique da aldeia Kopenoty, de Avaí (SP), que registrou nesta terça-feira (4) o primeiro caso confirmado de Covid-19, pediu um programa de testes em massa em toda a comunidade de quatro aldeias da reserva de Araribá.

Para Edenilson Sebastião, o Chicão Terena, cacique da aldeia Kopenoty, essa seria a melhor forma de controlar o avanço do coronavírus entre os 640 indígenas que vivem em toda a reserva, sendo 230 na Kopenoty.

“A gente vai pedir pra prefeitura que faça uma testagem em massa em toda a comunidade, e por aqui a gente vai reforçar as medidas de isolamento social, pedir pra todos usarem mascaras e aumentar os cuidados pra evitar que essa doença atinja a nossa comunidade”, disse Chicão Terena.

De acordo com a equipe responsável pela saúde na aldeia, já está sendo programada uma testagem em todos os indígenas. A confirmação da data deve sair esta semana. A Secretaria de Saúde de Avaí informou que estava ciente dos testes realizados na aldeia e, no final da tarde desta terça-feira, incluiu do caso positivo nos dados da cidade, que agora soma 27 casos confirmados de Covid-19, além de outros 12 considerados suspeitos.