Fonte: G1

Os caciques da Aldeia Vanuíre, em Arco-Íris (SP), decidiram fechar a comunidade depois que uma indígena morreu diagnosticada com Covid-19. A morte da idosa de 62 anos foi a primeira confirmada na cidade de 1,7 mil habitantes.

De acordo com uma das líderes da aldeia, Lidiane Damasceno Krenak, a comunidade foi fechada para evitar a disseminação da doença. Com isso, mais de 230 pessoas, cerca de 80 famílias, estão em isolamento dentro de suas casas. Desde o início da pandemia, no entanto, a aldeia já estava fechada para visitação.

O cacique Welington Jiusep Barbosa Dias lamentou a morte da indígena, que não resistiu às complicações da doença no último sábado (26). Ela estava internada na Santa Casa de Tupã (SP).

“É difícil esse momento, essa perda dói porque ela nos conhecia desde quando nascemos. É dolorido, mas estamos tentando suportar essa dor. Vamos ver o que acontece. A aldeia continua fechada em quarentena. Se precisar sair, só para fazer as coisas necessárias na cidade, é o que a gente pode fazer”, explica o cacique.

(…)