Fonte: UOL

No litoral sul paulista, no município de Peruíbe, quase na divisa com Itanhaém começa a Terra Indígena Piaçaguera. São quatro quilômetros de largura e 17 de comprimento, onde vivem hoje 11 aldeias. É ali que, desde 2012, o projeto Vivência na Aldeia colabora com famílias indígenas na reconstrução de seus aldeamentos, fazendo um trabalho de geração de renda e apoio de infraestrutura.

Em tempos de pandemia, as ações na aldeia foram duramente afetadas. Pensando em caminhos para a manter a mente ativa e comida na mesa, o grupo criou alguns caminhos. O Vivência na Aldeia é um desdobramento de uma ideia geminada em São Paulo. “Tínhamos o coletivo Cultive Resistência, que surgiu para praticar a permacultura. Queríamos conquistar a nossa própria autonomia, construir um local sustentável onde pudéssemos viver do nosso alimento, com saneamento ecológico”, conta Poitena.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus e a consequente necessidade de isolamento social, porém, o trabalho foi sensivelmente impactado. “Imagina que as aldeias viviam desse intercâmbio de base comunitária, da venda de artesanato e palmito em feiras livres, e agora tudo foi paralisado. As vivências nas aldeias, que recebem pessoas de fora, não podem ocorrer; trabalho fora da aldeia, também não, porque senão a pessoa coloca a si e à comunidade em risco”, relata Poitena.

Uma das fontes de renda descontinuadas, por exemplo, foi o ciclo de atividades Abril Indígena, em parceria com as unidades locais do Sesc. Foi então que o projeto lançou algumas frentes para arrecadar dinheiro, garantir alimentação e prevenção nas aldeias neste momento crítico. Uma delas foi a criação de uma loja online para a venda de artesanatos. O grupo se propõe a cuidar de todo o trâmite de divulgação, venda, empacotamento e postagem nos correios.

Outra frente é a campanha Alimentação e Vida na Aldeia, que consiste na confecção de informativos sobre prevenção da Covid-19 e arrecadação de cestas básicas. “Na primeira entrega (que atendeu 110 famílias), tivemos um acesso mais próximo a todas as lideranças das aldeias e pudemos entender a urgência de fortalecer esse apoio. Vimos pessoas passando muita necessidade”, contam os organizadores.

Como ajudar? Para apoiar as ações do Vivência na Aldeia na Terra Indígena Piaçaguera, em Peruíbe (SP), você pode colaborar com qualquer valor pelo site do projeto: http://vivencianaaldeia.org/apoie/.