Fonte: Ministério da Saúde

“A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do Polo Base Peruíbe, junto com o Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista, realizou testagem de indígenas das Aldeias Piaçaguera e Rio do Azeite, em Peruíbe (SP), e da Aldeia Tenonde Porã, em São Paulo (SP), onde foram identificados os primeiros casos confirmados de COVID-19 no Distrito.
As EMSI têm seguido as recomendações do Plano de Contingência Distrital e outros protocolos do Ministério da Saúde no acompanhamento destes indígenas. Até o momento, não foram registrados casos graves da COVID-19 nas aldeias sob gestão do DSEI Litoral Sul. Todos os casos positivos estão em isolamento domiciliar.
Os profissionais de saúde têm reforçado as orientações às comunidades, principalmente através de palestras e rodas de conversa. São ações preventivas nas aldeias que buscam conscientizar a população indígena quanto aos cuidados neste momento de pandemia. O DSEI também tem monitorado as aldeias atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
As equipes de saúde começaram a buscar locais nas aldeias para o isolamento de indígenas com a confirmação da COVID-19, evitando a disseminação da doença para outros membros da família. Foram providenciadas adequações nos Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) locais, para receber pacientes que não tenham necessidade de internamento.”