Nos dias 9 a 11 de novembro, 19 lideranças Guarani de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estiveram reunidas em São Paulo para refletir sobre as mudanças climáticas e seus impactos para os povos indígenas.

A oficina promovida pela Comissão Pró-Índio de São Paulo foi um momento de diálogo entre a sabedoria Guarani e a ciência dos juruá (dos brancos) sobre o tema que hoje suscita a atenção mundial, mas que há muito preocupa os Guarani.






Ao longo da oficina, as lideranças presentes reiteraram que os antigos, que os pajés já há muito tempo vêm alertando para as consequencias da ação predatória dos juruá, entre elas o aquecimento da Terra.



Durante evento, foram abordados diversos aspectos da questão: as causas e consequencias das mudanças climáticas, as demandas de mitigação e adaptação, as políticas públicas sobre mudança do clima no Brasil, os riscos e oportunidades do REDD e a posição do movimento indígena sobre tais temas.

Na facilitação dos debates, a oficina contou com a colaboração de Leandra Gonçalves (Greenpeace), Guarany Osório, Maurício Voivodi (Imaflora) e Sônia Guajajara (COIAB).


Oficina “Mudanças Climáticas e os Direitos Territoriais do Povo Guarani”
Promoção: Comissão Pró-Índio de São Paulo
Apoio: DTAT, ICCO, CAFOD e DKA
São Paulo, 9 a 11 de novembro de 2010