Fonte: G1

Os indígenas da reserva de Araribá, em Avaí (SP), foram vacinados contra a Covid-19 neste sábado (30). Um dos moradores que receberam a dose da CoronaVac foi Bernardo Iipu, um idoso de 100 anos da aldeia Kopenoty.

A reserva recebeu 451 doses do imunizante nesta sexta-feira (29) e já começou a aplicá-las no público-alvo. Segundo a enfermeira da aldeia, Thais Caetano, nesta primeira fase só não foram vacinadas gestantes, mulheres que estão amamentando e menores de 18 anos.

“A gente estava bem ansioso com a chegada da vacina. A gente sabe que, além daquelas medidas que a gente estava tomando ao longo dos meses, isso era uma luz no fim do túnel para nós”, comemora Thais.

Durante a pandemia de coronavírus, a aldeia teve confirmações da doença e o primeiro caso de coronavírus foi registrado em agosto, em uma mulher de 49 anos. Depois da confirmação, todos os indígenas foram testados e 30 moradores tiveram resultado positivo. Uma morte por Covid também foi registrada.

Arco-Íris
A aldeia Vanuíre em Arco-Íris, também no centro-oeste paulista, recebeu 170 doses da vacina contra a Covid e os moradores foram imunizados nesta sexta-feira (29). Segundo a prefeitura, as doses foram suficientes para vacinar 70% dos indígenas.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Arco-Íris registrou 44 casos de coronavírus e quatro mortes pela doença desde o início da pandemia. Três dos óbitos por Covid foram registrados na Aldeia Vanuíre.

Depois da morte da primeira indígena na aldeia, os caciques decidiram fechar a comunidade, mantendo as 80 famílias em isolamento. Desde o início da pandemia, no entanto, a reserva já estava fechada para visitação.