Fonte: Jornal Costa Norte

Equipes da Vigilância Epidemiológica e Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande visitaram, na última semana, a aldeia indígena Tekoá Mirim e realizaram cerca de 60 testes rápidos de covid-19 na população local. Adultos, crianças e idosos foram entrevistados e submetidos ao teste. Todo grupo testou negativo para o novo coronavírus.

Para o cacique da Tekoá Mirim, Edmilson de Souza, a ação da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande é importante pois em tempos de quarentena, o acesso à saúde fica mais difícil. “Temos saído muito pouco da aldeia, são poucos os que saem e quando é muito necessário. Então é bom ter essas pessoas aqui cuidando da saúde da gente”, disse.

Da etnia Guarani-M’bya, os índios que vivem na Aldeia Tekoá Mirim são divididos em 12 famílias, aproximadamente 60 pessoas, e formam a comunidade indígena mais jovem da região. A comunidade fica no interior de uma Unidade de Conservação Ambiental, no Parque Estadual Serra do Mar e existe há quase 10 anos.