Fonte: G1

Indígenas de uma aldeia de Braúna (SP) receberam nesta quarta-feira (1°) a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Noventa e oito homens e mulheres foram imunizados pela equipe da Secretaria de Saúde.

A aplicação da dose de reforço acontece poucos dias após a aldeia de Icatu (SP) registrar um surto da doença. Cinco pessoas apresentaram sintomas leves e todos estão recuperados.

“Tivemos um surto no começo do mês passado. A gente conseguiu controlar rápido essa proliferação viral. Ainda bem que foram casos leves por conta da vacinação”, diz o secretário de Saúde de Braúna, Alan Guimarães.

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em janeiro e fevereiro desse ano. O fluxo de pessoas é grande na aldeia, porque muitas pessoas trabalham em Braúna.

“O que ajudou meu povo foi a segunda dose. Não tivemos muito casos. Tem muita gente que não se vacinou. Elas precisam se vacinar para podermos acabar com esse problema que está atingindo todo mundo”, afirma o cacique, Ronal Kankri.

Desde o início da pandemia, 28 pessoas da aldeia testaram positivo para a Covid-19 e uma morreu. Os indígenas ficaram entre os grupos prioritários para receber a vacina.