Do Blog da Comissão Pró-Índio
Com o apoio da Comissão Pró-Índio de São Paulo e do Iepé Instituto de Pesquisa e Formação Indígena índios e quilombolas de Oriximiná (Pará) realizam mais uma iniciativa conjunta. O tema esse ano são as experiências em gestão territorial.
Os índios das TIs Trombetas/Mapuera, Nhamundá/Mapuera, Parque do Tumucumaque e Paru d’Este já estão procedendo os diagnósticos socioambientais de seus territórios para elaboração dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental em parceria com o Iepé.
Os quilombolas da TQ Alto Trombetas, com o apoio da Comissão Pró-Índio, iniciaram em 2014 as conversas sobre os planos de gestão territorial e a oportunidade de adotarem essa nova ferramenta para planejar os usos atuais e futuros de seu território. Duas oficinas sobre o tema foram ministradas em julho desse ano.
O encontro será uma oportunidade para trocar tais experiências. E também mais um momento para dialogar sobre as diversas ameaças que afetam tanto os territórios indígenas quanto quilombolas na Calha Norte do Pará, como a retomada dos estudos das hidroelétricas do Rio Trombetas.
A articulação teve início em 2012 com o 1º Encontro Índios & Quilombolas de Oriximiná, no quilombo Abuí promovido pela Comissão Pró-Índio, Iepé e Cooperativa do Quilombo.
1º Encontro Índios & Quilombolas de Oriximiná – Foto Carlos Penteado |
Em 2013, a articulação teve continuidade com a campanha “Índios & Quilombolas: juntos na defesa dos direitos territoriais” que buscou agilizar a regularização das suas terras e denunciar a expansão das atividades da Mineração Rio do Norte nas áreas quilombolas.
Notícias relacionadas
Índios e quilombolas se articulam para proteger seus territórios na Amazônia[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]