Ao final do encontro, uma carta aberta foi aprovada 
reivindicando a imediata regularização dos territórios.
 
 
Gestão territorial foi o tema da agenda indígena-quilombola de Oriximiná em 2014. Reunidas no último final de semana, 96 pessoas – indígenas, quilombolas e convidados – refletiram sobre as razões e os desafios para se adotar novas ferramentas para gerir e proteger os territórios.
As experiências em curso foram compartilhadas: a produção dos planos de gestão territorial e ambiental que os povos indígenas da região desenvolvem em parceria com o Iepé e a agenda de capacitação que os quilombolas realizam em parceria com a Comissão Pró-Índio de São Paulo como etapa inicial para a construção de seus planos de gestão.
Foto: Vanusa Babaçu
Também foi um momento para discutir as crescentes ameaças aos territórios indígenas e quilombolas em Oriximiná: a expansão da mineração, a retomada dos planos de construção de hidrelétricas na Bacia do Rio Trombetas, o garimpo, as empresas madeireiras e o turismo apareceram com destaque entre as preocupações.
Ao final, foram definidas as prioridades da agenda indígena-quilombola para 2015: a continuidade da campanha pela regularização dos territórios e a luta contra a mineração e as hidrelétricas. Reivindicações já presentes na carta aberta do encontro, confira aqui.
 
Foto: Vanusa Babaçu
 
 
 
Foto: Vanusa Babaçu
 
Foto: Vanusa Babaçu