O livro “Lições de Bahetá – Sobre a língua Pataxó HãHãHãi” publicado em 1982 acaba de ser disponibilizado para download pela Comissão Pró-Índio de São Paulo.  Publicado a pedido dos próprios índios, o livro apresenta o resultado de pesquisa realizada em 1982,  por Aracy Lopes da Silva (ex-presidente da Comissão Pró-Índio de São Paulo), Eni P. Orlandi e Greg Urban.

Depois de décadas de perseguições e expulsões, os Pataxó HãHãHãi tiveram condições de, a partir do início dos anos 80, reivindicarem a retomada de suas terras no sul da Bahia. A pesquisa foi realizada neste contexto e Bahetá era a última falante da língua na época com mais de 80 anos.

“É nesse momento de assunção pública de sua identidade específica, que os Pataxó HãHãHãi avaliam a gravidade de suas perdas. A sua língua, entre outras”, explica a antropóloga Aracy Lopes da Silva na introdução do livro.  “Devolver, pois, a seus donos legítimos, o que foi possível recuperar da língua Pataxó HãHãHãi é a razão deste livro. Pesquisas mais aprofundadas são urgentes e talvez fosse conveniente, dirão alguns, esperar seus resultados antes de organizar uma publicação. Os Pataxó HãHãHãi de hoje, porém, não pensam assim. Mais urgente é a necessidade de se alimentarem do saber de Bahetá e de tudo o que isso significa em termos de sobrevivência, de dignidade e da liberdade de querer ser índio.”

Para ler a publicação completa, clique aqui.