Bianca Pyl, assessora de comunicação
No dia Internacional dos Povos Indígenas, 09 de agosto, a Comissão Pró-Índio de São Paulo lança o vídeo “Índios na Cidade: desafios e conquistas”, um dos resultados de mais de dois anos de pesquisas e diálogos com índios que residem em contexto urbano.

            

O vídeo traz depoimentos de índios das cidades de Campo Grande, Curitiba, Boa Vista, São Paulo, Manaus, Osasco e Porto Alegre que, além de relatarem as dificuldades enfrentadas por aqueles que residem nas cidades, também contam sobre as conquistas obtidas em termos de políticas públicas.

De acordo com dados divulgados pelo Censo de 2010, 36% da população indígena no Brasil reside em grandes centros urbanos. Como se sabe, a urbanização dos povos indígenas é um fenômeno complexo, que demanda atenção por parte do Poder Público. Por um lado, em decorrência da expansão das cidades, alguns territórios indígenas acabam sendo englobados. Por outro, é preciso considerar a migração daqueles que deixam as suas aldeias, sobretudo em busca de melhores condições de vida. “Eu vim para a cidade para poder estudar, para me vestir melhor. Eu achava que ia melhorar vindo para a cidade, então, eu vim trabalhar”, afirma Diakarapó, do Povo Desana, que reside em Manaus.

 Contudo, a mudança para os centros urbanos nem sempre corresponde às expectativas projetadas, afinal, os desafios são outros. A falta de qualificação profissional, o que facilita a exploração da mão de obra indígena, e a discriminação por parte de moradores das cidades, contribui para a violação de direitos individuais e coletivos. “O índio vem em busca de melhorias na Educação, na Saúde, mas quando ele chega na cidade ele tem uma imensidão de dificuldades, que é a questão da discriminação”, diz Marineide Peres Costa, Povo Macuxi, que reside em Boa Vista, Roraima.

Nesse contexto, as iniciativas por parte do Poder Público tornam-se fundamentais para assegurar os direitos dessa população. O vídeo, que reúne a presença de múltiplas vozes de distintos povos indígenas, traz experiências concretas de políticas públicas que vêm contribuindo para efetivar os direitos daqueles que vivem em cenários urbanos. Conforme explica Carolina Bellinger, assessora de projetos da Comissão Pró-Índio, o vídeo integra as ações da organização visando ampliar a visibilidade da realidade, demandas e conquistas dos índios na cidade. Essa realidade ainda é pouco conhecida pela sociedade em geral e pelo Poder Público.

Em 2004, por exemplo, após a reivindicação dos índios, a Prefeitura de São Paulo criou os Centros de Educação e Cultura Indígena (CECI), que atendem crianças Guarani de 0 a 6 anos das três terras situadas na capital paulista e nos quais só atuam professores indígenas. “Lá, a gente aprende a manter a língua, a manter a cultura, para não perder o que a gente foi perdendo aos poucos. Por causa da proximidade da cidade, surgiram novos desafios, coisas novas que a gente tinha que fazer. O ensinamento oral que a gente tinha foi ficando um pouco de lado”, afirma Adriano Poty, que reside na Terra Indígena Tenondé Porã, situada em São Paulo.
           
Outro ponto central abordado pelo vídeo é a relevância da implementação de políticas diferenciadas de saúde para os índios que residem nas cidades. “Às vezes fica difícil de falar para o médico o que o paciente tem, o que ele sente, porque tem muito indígena que não fala português”, diz Wotchimaücü, Povo Tikuna, que reside em Manaus, Amazonas.


Nesse sentido, vale destacar o atendimento de saúde diferenciado que os índios Pankararu do bairro do Real Parque conquistaram desde 2006, por conta de uma parceria com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e a FUNAI (Fundação Nacional do índio). “Assim como existe nas terras indígenas”, explica Dora, Povo Pankararu, São Paulo

Para assistir o vídeo, que aborda outras iniciativas que têm assegurado os direitos dos índios que residem em cidades, acesse http://www.youtube.com/user/comissaoproindio

Confira também o livro: “A Cidade como Local de Afirmação dos Direitos Indígenas”, lançado em junho de 2013 http://www.cpisp.org.br/indios/upload/editor/files/IndiosnaCidade.pdf


Apoio financeiro:


A produção audiovisual integra o projeto “A Cidade como local de afirmação dos direitos indígenas”, realizado em parceria com o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e com o apoio financeiro da União Europeia e OXFAM.