Nos dias 15 e 16 de setembro, 53 lideranças quilombolas de Oriximiná estiveram reunidas para refletir e definir estratégias para a proteção dos seus territórios contra as crescentes pressões e ameaças. A iniciativa contou também com a presença de representantes da Comissão Pró-Índio de São Paulo, Imaflora, Imazon e do ICMBio de Trombetas.
 

Entre as pressões identificadas estão as invasões de pescadores, a ação de pequenos madeireiros, posseiros e garimpeiros. Entre as ameaças foram destacados os impactos da concessão florestal da Floresta Nacional Saracá-Taquera e da Mineração Rio do Norte que explora bauxita na região.
 
Dentre as possíveis medidas para proteger os territórios quilombolas foram sugeridas as ações de educação ambiental, o monitoramento por meio de fotos de satélite e uma parceria com os órgãos ambientais para ações de fiscalização.
 
Nos próximos meses, a ARQMO e a Comissão Pró-Índio de São Paulo darão continuidade à iniciativa buscando construir com os quilombolas um plano de proteção dos territórios a ser implementado em parceria com organizações não-governamentais e o apoio do Poder Público.
 
 


 
 
Fotos Lúcia Andrade


Oficina: Territórios Quilombolas e Unidades de Conservação – parcerias para monitoramento e proteção.
Local: Comunidade Bacabal, Oriximiná, Pará.
Data: 15 e 16/09/2010
Promoção: ARQMO, Cooperativa do Quilombo Comissão Pró-Índio de São Paulo e Imaflora.
Apoio Financeiro: Christian Aid e ICCO