Fonte: Emergência Indígena Apib

A área de abrangência de atuação da ARPINSUDESTE inclui os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, no Estado de São Paulo vivem 41.794 indígenas auto-declarados. No estado do Rio de Janeiro vivem 15.894 indígenas autodeclarados. Portanto, na área de abrangência de atuação da ARPINSUDESTE vivem 57.688 indígenas.

Entretanto, uma parte significativa destes indígenas vivem em contexto urbano, em condições de invisibilidade e sem contato, enquanto tais, com as organizações indígenas e com o poder público. Estamos desenvolvendo uma ação permanente de busca ativa das famílias indígenas que vivem em contexto urbano.

Atualmente a região Sudeste possui duas organizações regionais: a ARPINSUDESTE, que articula as comunidades aldeadas dos povos indígenas Terena, Krenak, Kaingang, Tupi-Guarani e os núcleos familiares indígenas que vivem em contexto urbano e que incluem, entre outros povos, os Pankararu, Fulni-ô, Pankararé, Cariri-Xocó, Kaimbé, Wassu-Cocal, Xucuru, Tupi-Guarani, Tariano; e a Comissão Ywy Rupa (CGY) que abrange todas as aldeias Mbya-Guarani localizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para fins deste Plano Emergencial, a ARPINSUDESTE está considerando as seguintes comunidades indígenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, totalizando a população indígena de 3.863 pessoas.

Comunidades que vivem em Terras Indígenas:

– Oeste Paulista: seis aldeias, localizadas em três TIs: Araribá, Vanuire e Icatu, onde vivem indígenas dos povos Terena, Krenak, Kaingang, Tupi Guarani. (317 famílias)
– Sudoeste Paulista: três aldeias indígenas do povo Tupi Guarani. (59 famílias)
– Vale Ribeira: duas aldeias indígenas do povo Tupi Guarani. (12 Famílias)
– Litoral Sul SP: quinze aldeias do povo Tupi Guarani. (142 famílias)
– Litoral Norte SP: Uma aldeia do povo Tupi Guarani. (19 famílias)
– Grande SP: uma aldeia multiétnica onde vivem os povos Pankakaré, Pankararu, Xucuru, Kaimbé, Wassu-Cocal e Tupi-Guarani. (20 famílias – 55 pessoas)
– Litoral Sul RJ: uma aldeia do povo Pataxó. (15 famílias)

A população que vive nessas vinte e nove aldeias totaliza 1.715 indígenas, de acordo com o censo da SESAI divulgado em março de 2020. – TOTAL 584 famílias – 29 aldeias

Comunidades que vivem em Contexto Urbano:

Até o presente momento a ARPINSUDESTE mantém contatos regulares com dezenove núcleos familiares indígenas que vivem em contexto urbano, sobretudo na região da Grande São Paulo. Soma-se a eles os coletivos de estudantes indígenas e seus familiares que vivem principalmente em São Carlos e em Campinas. Temos, ainda, informações da existência de núcleos familiares indígenas em municípios do interior de São Paulo (Bauru, Avaí e Araçatuba) e também dois núcleos existentes no município do Rio de Janeiro. Mas a ARPINSUDESTE ainda não está desenvolvendo ações que abranjam estes núcleos.

No Estado de SP os indígenas do contexto urbano somam em torno de 521 famílias, 2.148 pessoas e 36 núcleos de acordo com as informações preliminares fornecidas por lideranças indígenas do contexto urbano (…)