Fonte: Emergência Indígena Apib
A Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) é uma organização indígena do Povo Guarani das regiões sul e sudeste do país existente desde 2006 e que foi institucionalizada em 2014. Atuamos em 156 terras indígenas guarani e temos uma coordenação descentralizada composta pelos coordenadores/as regionais (de 17 microrregiões), coordenadores/as estaduais (dos estados de RJ, SP, ES, PR, SC, RS) e 4 coordenadores/as tenondé que são os/as representantes legais da CGY.
A pandemia é um desafio para todo nosso povo, mesmo temos sido advertidos por nossos xeramõi e nossas xejaryi que o modo de vida do jurua iria adoecer e acabar com esta terra. Por isso, voltamos nossa assessoria intercultural, composta por assessores jurua e nhandekuery, para ações de combate ao novo coronavírus desde que a pandemia foi anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020. Historicamente, os povos indígenas do Brasil foram vítimas de inúmeras epidemias e outras tentativas de genocídio. Encaramos a atitude do estado brasileiro em relação aos povos indígenas neste momento como mais uma tentativa de genocídio, quando nos nega a garantia e o acesso a direitos fundamentais, como o acesso água, a alimentação e aos serviços de saúde, além das constantes ameaças de sermos retirados de nossas terras que estamos sofrendo mesmo diante de ações do judiciário que visam assegurar nossa permanência principalmente nesse momento de exceção que vivemos.
Desta maneira, pouco podemos contar com as ações do estado brasileiro que luta contra nós, mas podemos contar com nossos parceiros internacionais, com a organização de nossos movimentos indígenas, nacionais, locais e regionais, e com nhandekuery.
Construímos o seguinte Plano Emergencial de Enfrentamento a Covid-19, que vem atuando em 5 frentes específicas a partir do trabalho remoto, pois nossa primeira ação em março de 2020 foi a suspensão das atividades presenciais com vistas de preservar a vida de nhandekuery e de todos que atuam conosco. (…)
Desde março de 2020, a CGY vem se engajando em campanhas de arrecadação de alimentos, tendo organizado uma campanha própria para as aldeias do sudeste (SP, RJ e ES) e outra para as comunidades Ava-Guarani da região Oeste do Paraná. A CGY também somou-se à campanha da “Frente Indígena de Combate e Prevenção ao COVID-19” na região sul (PR, RS, SC), além de organizar uma campanha de âmbito internacional, mobilizando uma série de apoiadores das lutas dos povos indígenas.
Dentre os projetos vigentes da CGY, parte do recurso destinado a ações presenciais no primeiro semestre de 2020 teve o recurso remanejado para o apoio as compras de alimentos, especialmente o de nossa parceria com a Embaixada Real da Noruega. Além disto, a equipe de assessoria se dedicou à escrita de projetos emergenciais que visassem a compra de cestas básicas, itens de higiene, equipamentos de segurança alimentar e de incentivos a realização de quarentena, como mudas, sementes, ferramentas e insumos agrícolas para potencializar as práticas agrícolas entre o povo guarani. Fomos contemplados em 2 editais específicos (Fundo Casa, Fundo Brasil Direitos Humanos), voltado majoritariamente para o atendimento as demandas oriundas das regiões Sul em sua totalidade e especificamente o Oeste do Paraná. Além disto, recebemos o apoio da APIB, para a compra de alimentos e EPI’s. Assim sendo, através da ajuda dos apoiadores e da execução de projetos, conseguimos atender com itens de alimentos, higiene e de segurança individual aproximadamente 830 famílias na região Sudeste, 915 famílias na região Sul, totalizando aproximadamente 8.800 pessoas nas 17 regiões de atuação (…)