Comunidades denunciam que a ajuda para enfrentar a grave situação de emergência ainda não chegou

Foto: Aluízio Silvério

Em carta aberta divulgada nesta segunda-feira (16), 14 organizações de Oriximiná e Óbidos demandaram medidas urgentes das autoridades para assistir as famílias quilombolas e ribeirinhas afetadas seca extrema. As prefeituras dos dois municípios decretaram situação de emergência em virtude da estiagem. Porém, como denunciam os autores da carta, o apoio para as comunidades ainda não chegou. 

CARTA ABERTA
Comunidades de Oriximiná e Óbidos demandam apoio urgente para enfrentar
seca sem precedentes no Norte do Pará.

A estiagem extrema na Amazônia alcançou também o Norte do Pará. Comunidades quilombolas e ribeirinhas em Óbidos e Oriximiná já enfrentam dificuldades para conseguir água potável devido ao baixo nível dos rios e lagos.

O apoio para enfrentar esta grave situação de emergência ainda não chegou. Por essa razão, as organizações abaixo assinadas vêm à público DEMANDAR DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS MEDIDAS URGENTES.

Além do problema de acesso à água para beber, cozinhar e até tomar banho, as comunidades da zona rural enfrentam dificuldades para assegurar alimentação.

A locomoção, que nessa região se faz principalmente por via fluvial, também foi prejudicada. Muitas crianças não conseguem chegar até as escolas. E o deslocamento da zona rural até a cidade está muito difícil. Em diversas comunidades, já não é possível o acesso pelos barcos, mas somente por embarcações de pequeno porte, tornando as viagens muito mais difíceis, arriscadas e longas.

ALERTAMOS QUE O PERÍODO DE SECA ESTÁ APENAS COMEÇANDO. E especialistas avaliam que os efeitos da estiagem extrema na Amazônia podem se prolongar até 2024.

Diante do exposto, requeremos que as autoridades municipais, estaduais e federais adotem medidas urgentes para garantir apoio às comunidades quilombolas e ribeirinhas de Oriximiná e Óbidos afetadas pela seca extrema.

16 de outubro de 2023

  • Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará – Malungu
  • Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Óbidos
  • Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná
  • Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Alto Trombetas I – Mãe Domingas
  • Associação dos Remanescentes de Quilombos Muratubinha, Mondongo e Igarapé Açu dos Lopes
  • Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Bacabal, Arancuan de Cima, Arancuan do Meio, Arancuan de Baixo, Serrinha, Terra Preta II e Jarauacá
  • Associação da Comunidade Sagrado Coração de Jesus-Saracá
  • Associação de Remanescentes de Quilombo da Comunidade Arapucu
  • Associação das Comunidades Remanescentes de Negros da Área das Cabeceiras
  • Associação Remanescente de Quilombos da Comunidade Nossa Senhora das Graças do Paraná de Baixo
  • Associação dos Remanescentes de Quilombo do Patauá do Umirizal
  • Associação da Comunidade Remanescente de Negros da Área da Peruana
  • Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Boa Vista
  • Associação das Mulheres Trabalhadoras do Município de Oriximiná
Textos, artes e vídeos da Comissão Pró-Índio de São Paulo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita do conteúdo para uso não comercial é incentivada desde que citada a fonte.
Apresentamos links que direcionam para sites externos. A CPI-SP não se responsabiliza pelo conteúdo desses materiais.